Descobertos no ano de 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roetgen, os raios X foram resultados de uma profissão de sua mão em uma tela enquanto trabalhava com radiações, dando-lhes esse nome por que se tratava de uma radiação invisível.
Acreditou que do interior do tubo com que ele trabalhava estavam sendo emitidas ondas com a capacidade de atravessar o corpo humano gerando uma projeção.
Da época da criação até a atualidade diversos aperfeiçoamentos foram feitos no aparelho, que diminuíram principalmente a emissão da radiação ionizante considerada prejudicial ao paciente e também a imagem.
A 1a radiologia foi realizada em 1896 na Inglaterra, o que projetou na imagem um projétil de arma de fogo no crânio de um paciente.No ano de 1970 ocorreu o principal avanço da radiologia realizado pelo inglês J. Hounsfiel, que desenvolveu a tomografia Computadorizada que revolucionou o diagnostico por imagem. Em 1980 um novo avanço nesta tecnologia foi a ressonância nuclear magnética.
Na atualidade o uso do diagnostico por imagem age com grande eficiência detectando, por exemplo, um tumor, um câncer ou uma fratura interna em cerca de 10 minutos. Trazendo inúmeras vantagens em tratamentos e curas de doenças que poderiam levar a morte.
Caroline Borsoi
Nenhum comentário:
Postar um comentário