quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aerosol

Os mais significantes avanços nesse campo do aerosol foram alcançados por Erik Rotheim em 1931. O mesmo relatou o método para atomizar composições que envolvia a dissolução de materiais como, laque, sabonete líquido, resinas e produtos cosméticos em di-metil éter, num recipiente fechado onde as descargas eram realizadas através de uma válvula. Rotheim observou que o spray variava em função da quantidade de di-metil éter no interior do frasco.
Ele também constatou que era necessário construir a válvula de forma que o orifício que levava à câmara de expansão tivesse diâmetro menor do que o orifício aberto para a atmosfera.
Além disso, Rotheim revelou outras combinações que poderiam ser utilizadas como propelentes, assim como: cloreto de metila, isobutano, cloreto de vinila, etc.
A idéia de se usar os aerosóis como forma de aplicação de produtos cosméticos e medicinais foi imediata, porém era preciso primeiro provar a inocuidade dos propelentes para homens e animais e para tanto foram realizados vários testes.
Os clorofluorcarbonos (CFC) foram a condição essencial para a produção em massa de aerosóis.
Nasceu assim a indústria do aerosol, indústrias hoje onde se empregam sofisticadas máquinas e equipamentos movimentados por sistemas pneumáticos. A indústria do aerosol engloba a produção de produtos cosméticos, farmacêuticos, veterinários, domissanitários e industriais.
O aerosol consiste hoje em uma grande indústria, bastante aprimorada nos países desenvolvidos, onde equipamentos e produtos atingem alto índice de sofisticação.

Andreza Grasselli

Nenhum comentário:

Postar um comentário