quinta-feira, 28 de julho de 2011

CLONAGEM


            Os princípios clonagem surgiram em 1938 quando Hans Spermann propôs a transferência de um núcleo em estágio tardio de desenvolvimento para um óvulo.
            Com isso em 1952, Robert Briggs e Thomas King realizaram a primeira clonagem com sapos, a partir de células embrionárias. E neste mesmo sistema de clonagem em 1984 Steen Willadsen clonou uma ovelha.
            No entanto foi em 1996 que ocorreu o verdadeiro avanço da clonagem, desenvolvida pelos cientistas Ian Wilmut e Keith Campbel, a ovelha Dolly foi gerada através de células congeladas de uma ovelha, sendo esta grande inovação.
            Posteriormente a Dolly surgiram diversos clones de animais e os países que lideram esses estudos são Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Escócia, Inglaterra e Japão.
            Contudo as expectativas de clonagem humana são as mais baixas possíveis uma vez que cientistas afirmam que as crianças clonadas que sobrevivessem desenvolveriam deficiência respiratória, cardíaca e mental.
            Vê-se assim vantagens para a mesma principalmente no mundo animal onde a partir da mesma poderiam ser evitadas as extinções de espécies.
             (Dolly e seu clone)
Caroline Borsoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário