quinta-feira, 28 de julho de 2011

A INVENÇÃO DO CHUVEIRO



             O primeiro chuveiro surgiu em 1810 na Inglaterra, instalado a mais ou menos 3,6 metros de altura era feito de metal e dispunha de um mecanismo que levava a água de um reservatório construído abaixo dele até o chuveiro, essa água era escoada e voltava para o reservatório onde era reaproveitada no próximo banho.

            Já em 1830 um modelo de madeira foi desenvolvido, porém ele era manualmente impulsionado o que gerava muito cansaço, sendo então somente em 1889 desenvolvido um chuveiro numa espécie de cabine que espirrava água inclusive pelos lados, o mesmo construído pela empresa J.L Mott Iron Works.
            Ao longo dos anos o chuveiro veio se desenvolvendo e em 1930 surgiu o chuveiro elétrico, criado no Brasil, ele possuía uma resistência que conforme esquentava aquecia a água imediatamente, o que proporcionou maior comodidade. Porém este apresentava um problema quanto aos choques elétricos que ocorriam facilmente devido aos materiais com que o chuveiro era produzido e também ao mal encapamento de fios.
            A primeira empresa de chuveiros elétricos surgiu em 1940 chamando-se FAME e posterior a ela surgiu também a empresa Sindex, as duas foram responsáveis por uma melhora no produto que diminuiu os riscos com a eletricidade. Em 1955 a empresa Lorenzetti desenvolveu o primeiro sistema dotado de pistão para chuveiros elétricos, com isto o pistão era acionado com a passagem da água e a resistência ativada automaticamente, o que tornou os riscos praticamente inexistentes.
            Em 1970 a empresa Corona, desenvolveu o primeiro chuveiro elétrico com estrutura totalmente plástica o que barateou os custos dos aparelhos, e em 1980 começaram a serem comercializadas as resistências blindadas que praticamente acabaram com os riscos de ocorrência de choques elétricos.


           Caroline Borsoi

2 comentários:

  1. Oi, tem referências sobre as informações? Estou fazendo o meu TCC sobre chuveiros e gostaria de acrescentar.

    ResponderExcluir