segunda-feira, 25 de julho de 2011

BATERIA ELÉTRICA


            Com a interpretação realizada por Alessandro Volta sobre os movimentos dos músculos da perna de uma rã morta, que eram induzidos segundo ele por fluxos de corrente, Volta conseguiu elaborar a primeira demonstração de produção de corrente elétrica devido a reações químicas pela presença de eletrólitos.
            Em 1799 Volta criou a pilha vertical que é a base para todas as baterias elétricas e consiste e discos de zinco e cobre empilhados alternadamente e separados por pedaços de tecidos mergulhados anteriormente em uma solução de ácido sulfúrico.
            No momento em que um fio condutor é conectado aos discos das extremidades da pilha há geração de corrente elétrica o que possibilitou a invenção da bateria em 1800. Em 1801 Volta foi a Paris demonstrar sua invenção e foi consagrado Conde.
Na atualidade as principais baterias são feitas de chumbo-ácido, as secas, as de níquel-cádmio e as de lítio. Bastante utilizadas em carros, aparelhos de telefone móvel, computadores portáteis e alguns eletros as baterias se fazem bastante presentes em nossas vidas.

 Caroline Borsoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário