quarta-feira, 27 de julho de 2011

Invenção do Plástico

Alexander Parkes que em 1862 descobriu um material orgânico derivado da celulose, chamada de parkesina em referência ao seu descobridor, que quando aquecido podia ser moldado e permanecia desta forma quando esfriava. A necessidade de substituir a borracha que até então era a matéria prima de muitos produtos fez com que a parkesina fosse descoberta, mas o seu custo elevado de produção desestimulou os investidores.

O segundo Hyatt descobriu acidentalmente que um material a base de nitrato de celulose tornava-se um filme sólido e flexível, estava então descoberta a Celulóide. Por ser altamente volátil, Hyatt percebeu que poderiam explodir com o choque entre si quando usada em bolas de bilhar, e adicionou cânfora chegando à formulação final do Celulóide que foi registrada no dia 12 de julho de 1870.

E o terceiro foi Leo Hendrik dedicou-se a desenvolver um aparato que permitia o controle para variar o calor e a pressão da combinação de ácido carbônico com formaldeído, que era o grande desafio da época para se fabricar uma resina plástica. Com este feito ele criou a primeira resina totalmente sintética.

Daniela Kochhann

Nenhum comentário:

Postar um comentário