terça-feira, 26 de julho de 2011

BICICLETA


            Com indícios muito remotos atribuídos ainda a Leonardo Da Vinci, as bicicletas são engenhocas que apresentam diversas datas de descoberta.
            Partindo do principio de a primeira bicicleta ser a popular “cavalinho de pau” francesa devemos atribuir sua invenção aos franceses no ano de 1818. Porem muito primitiva ainda a mesma não possuía pedais e muito menos o sistema de correia conhecido atualmente.
            Em 1840 o escocês Kirkpatrick Macmillian, aprimorou a atual invenção e a aderiu a ela uma espécie de pedais que ficava junto a roda traseira, dando maior estabilidade e rapidez a bicileta.
            Em 1855, foi criado o velocípede pelo francês Pierre Michaux, uma bicicleta moderna com três rodas e um pedal. A bicicleta só ganhou o seu sistema de correia em 1874, implantado por H.J.Lauson.
O modelo mais próximo das bicicletas atuais, no entanto surgiu em 1880, criado pelo inglês John Kemp Starley, possuía guidão, rodas de borracha, quadro, pedais e corrente.
            A produção em série de bicicletas para o comércio ocorreu em 1875, pela Companhia Michaux. Na atualidade as bicicletas são usadas diariamente no mundo todo, vistas como um brinquedo por crianças, uma forma de transporte ou laser pelos adultos elas inundam as cidades, e ajudam a diminuir a poluição criada pelos automóveis. O Japão é um exemplo claro e muito conhecido do uso das bicicletas para o deslocamento das pessoas em prol do meio ambiente.




Caroline Borsoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário