quinta-feira, 28 de julho de 2011

O FATOR RH


Descoberto em 1940 por Landesteiner e Wiener o fator RH do sangue pode se apresentar em RH positivo e RH negativo, ele é encontrado nas hemácias e cumpre as leis da hereditariedade, onde o fator positivo domina o fator negativo.
Em 1901, muito antes da descoberta do fator RH, Landesteiner já havia afirmado a existência de quatro tipos sanguíneos, que são (A+;A-), (B+;B-) (O+;O-) e (AB+; AB-).
A descoberta do fator RH veio explicar a homólise, que é uma reação do sistema imunológico do corpo. Ou seja, se um indivíduo possui sangue com o fator sanguíneo negativo, caso ele necessite de uma transfusão sanguínea ele só poderá receber sangue que tenha o fator RH-, uma vez que o fator positivo será rejeitado em seu organismo, podendo vir até falecer. Já os seres de fator RH + podem receber tanto o fator positivo quanto o negativo.
Essas teses foram comprovadas em cobaias de macacos e servirão para que as transfusões de sangue pudessem ser realizadas sem maiores preocupações.Inclusive explicaram o caso de um feto natimorto ocorrido em 1939, onde a mãe ao receber o sangue do pai apresentou humolítica trasfusional, compatível com o sistema ABO, o único conhecido até hoje.
Caroline Borsoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário