segunda-feira, 25 de julho de 2011

FOTOGRÁFIA


            De 1826 pelo francês Joseph Nicéphore é datada a primeira fotografia feita a partir de uma placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível, a imagem foi produzida com uma câmera e com horas de exposição à luz solar. Seguindo Nicéphore outro francês, Daguerre também apresentou evoluções no processo de fotografias e em 1839 William Fox Talbot baseando-se nos estudos de Daguerre apresentou um projeto a Royal Sociéty, procurando patentear seu “invento”.
            Diferente dos demais projetos o seu fazia uso de folhas de papel cobertas com cloreto de prata, colocadas em contato com outro papel produzindo uma imagem positiva. Gerando assim um negativo que poderia a vir ser usado na criação de novas cópias da foto.
            A fotografia popularizou-se em 1888 quando a empresa Kodak abriu as portas do seu marketing para todos que quisessem ser fotografados, sem a necessidade de fotógrafos profissionais com uma câmera que lembrava um “caixão”e filme em rolos criados por George Esterman, a fotografia tomou conta da sociedade.
            Hoje a fotografia implantada em veículos de telefonia móvel. Computadores, carteiras profissionais, em estabelecimentos como meio de identificação etc; faz parte do cotidiano de todas as pessoas do mundo, encontrando-se em sua era digital.




 Caroline Borsoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário