quinta-feira, 28 de julho de 2011

Doença de Chagas

A história da doença de Chagas se inicia com uma tripla descoberta, no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, Carlos Chagas, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz , comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana. Seu agente causal o protozoário que denominou de Trypanosoma cruzi, em homenagem ao mestre Oswaldo Cruz e o inseto que o transmitia triatomíneo conhecido como “barbeiro” também haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. O feito de Chagas, considerado único na história da medicina, constitui um marco decisivo na história da ciência e da saúde brasileiras.
Trazendo uma contribuição inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenças parasitárias transmitidas por insetos-vetores, Chagas traria a público não apenas uma nova entidade nosológica, mas a realidade sanitária e social do interior do país, assolado pelas endemias rurais
Chamou a atenção sobre a necessidade do enfrentamento concreto desta e outras endemias do interior, intimamente associadas à pobreza, gerando uma mobilização que ocuparia, a partir de então, as tribunas da política e das instituições de saúde.
Suscitar a reflexão sobre o passado, e, a partir do presente, pensar os desafios que nos convidam a planejar o futuro.

Daniela Kochhann

Nenhum comentário:

Postar um comentário