quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cronômetro marítimo

As navegações oceânicas a partir do século XV apresentavam um problema quanto à determinação da longitude. Um dos métodos mais simples e direto implicava a medição do tempo, mas nessa altura os relógios de bordo eram as ampulhetas cujos erros grosseiros não permitiam o seu uso para a realização de cálculos.
Para a construção do primeiro cronômetro foram precisos vários avanços técnicos na relojoaria.
Em 1714 o Parlamento Britânico prometeu uma recompensa a quem descobrisse um método prático para o cálculo da longitude no mar. Pois faltava um aparelho com grande precisão.
Foi John Harrison (1693-1776) que, em 1735, construiu o primeiro cronômetro marítimo que pesava 35kg. Foi ensaiado pela marinha inglesa a bordo do Centurion numa viagem a Lisboa.
Este inventor aperfeiçoou o cronômetro tanto em precisão como em tamanho. Foram vários os modelos que ele concebeu e o último ficou concluído em 1760. Pesava somente 1,5 kg e foi testado numa viagem à Jamaica.
Apesar do grande sucesso que foi a invenção do cronômetro os comandantes tinham receio na fiabilidade do novo instrumento. Este só começou a ser usado regularmente em meados do século XIX com o aparecimento da emissão de um sinal horário que permitia o acerto destes.
Atualmente a grande maioria dos cronômetros são eletrônicos.


Andreza Grasselli

Nenhum comentário:

Postar um comentário