terça-feira, 26 de julho de 2011

SATÉLITES


Uma esfera de alumínio com menos de 50 cm de diâmetro e quatro antenas que transmitiam sinais de rádio para a terra lançada pela União Soviética em 1975, surpreendeu o mundo.
            O primeiro satélite espacial do mundo conhecido como Sputnik 1 permaneceu em órbita por 96 dias, tendo com ele instrumentos que mediram a temperatura e a densidade da atmosfera.No dia de seu retorno a Terra  o satélite  incendiou ao entrar em contato com a atmosfera devido ao atrito com o ar.
            Em 1960 realizou-se a troca de baterias do satélite por células solares e assim surgiu um satélite mais moderno que era capaz de enviar 68 mil palavras por minuto, que ficou conhecido como Courier 1B. Neste mesmo ano se deu o abandono do uso de Satélites naturais e aderiu-se ao uso de satélites artificias.O primeiro satélite artificial foi lançado em 1962 com o patrocínio da empresa American Telephone and Telegraf. 
A partir de1965, os projetos nessa área foram ficando cada vez mais perspicazes e hoje em dia os satélites tomam conta dos ares do mundo inteiro, responsáveis por realizar transmissões televisivas, comunicativas, informativas entre outras.
 Caroline Borsoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário