quarta-feira, 27 de julho de 2011

TRANSPLANTE DO CORAÇÃO


            O transplante de coração ocorreu pela primeira vez em 3 de Dezembro de 1967, realizado pelo cirurgião Christiaan Barnard, seu  paciente era Louis Waskansky, de 53 anos que recebeu o coração de uma jovem de apenas 25 anos de idade que havia falecido em um acidente de carro. Louis viveu por mais 18 dias após o transplante e veio a falecer devido a uma infecção que contraiu devido à cirurgia.
            Desde os primórdios a principal dificuldade no transplante de coração era a rejeição do organismo do paciente ao órgão recebido. O segundo transplante de coração foi realizado um mês depois e teve um esplêndido sucesso, o paciente Philip Blaiber, viveu por mais um ano e sete meses após o  transplante.
            Barnard desenvolveu seus estudos juntamente com um grupo de americanos liderados pelo professor Shamway na universidade Stanford University da Califórnia, que realizavam testes de transplantes em animais. Porém quando desenvolvidos em humanos somente Barnard foi quem trabalhou.
            Shamway  realizou o seu primeiro transplante somente sete semanas após Barnard.
            Os avanços realizados com transplantes de coração proporcionaram aos homens e mulheres que sofriam e sofrem desse mal uma maior esperança de vida, e trouxeram para a medicina uma de suas maiores conquistas.

Caroline Borsoi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário