quarta-feira, 27 de julho de 2011

James Watt


    James Watt Nasceu em 19 de janeiro de 1736 em Greenock, freqüentou a escola irregularmente, pois tinha uma saúde muito frágil, então a mãe o educou em casa, depois foi à escola para aprender grego, latim e matemática. 
      Aos 18 anos viajou a Londres para estudar a fabricação de instrumentos.  Depois voltou  para a Escócia, e investiu na fabricação de seus próprios instrumentos. Mas como não foi aprendiz por sete anos não pode mais continuar na fabricação de seus instrumentos. Mas foi apoiado por alguns  professores da Universidade de Glasgow, que lhe deram a oportunidade de participar de uma oficina em 1758
    Após ter aberto sua loja começou seus experimentos com vapor e foi incentivado por John Robison e também a universidade que lhe emprestou máquinas e equipamentos. No começo encontro dificuldade pois nunca havia trabalhado com isso, mas continuou, ele descobriu a importância do calor latente, e compreendeu a engenharia aplicada em tais máquinas. Ele mostrou que 80% do calor do aquecedor é consumido para esquentar o cilindro, pois o vapor é condensado e separado em um compartimento no pistão, que deixa o cilindro com a mesma temperatura do vapor injetado
    Em 1765 inventou uma máquina a vapor com menos perdas de energia e poderia gerar movimento circular. Com o progresso da metalurgia, a máquina pode obter a precisão que ele queria, apartir desse momento começou a construir máquinas em grande escala, o problema é que ele precisaria de muito capital, então seu amigo Joseph Black e John Roebuck fundador de uma indústria lhe emprestaram, este segundo após virou seu sócio, mas John Roebuck entra em falência e quem assume seu lugar é Matthew Boulton.
     Em 1776, a primeira máquina foi instalada em uma empresa. Nos cinco anos seguintes, Watt manteve-se ocupado com instalações de máquinas, principalmente em Cornwall.
    Em 1763, repararou um modelo da maquina de Newcomen, na universidade de Glasgow.  Ele reparou que o arrefecimento do vapor dentro do cilindro levava ao arrefecimento desnecessário de toda a máquina, adicionou uma câmara de condensação que evitaria as perdas de energia
     O ápice de suas invenções ocorreu depois que Boulton o instigou a converter o movimento recíproco do pistão para produzir uma grande força rotacional, tornando a manivela uma solução mais lógica e prática. Esta, com o mecanismo de biela-manivela inventado pelo inglês James Pickard em 1780, permitiram transformar o movimento retilíneo alternativo do êmbolo da máquina a vapor em um movimento rotativo de volante, contribuíram decisivamente para o avanço da Revolução Industrial.

Ana Paula Melere

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