terça-feira, 26 de julho de 2011

GELADEIRAS


            O primeiro protótipo de geladeira de que se têm notícia remota a Willian Cullen em 1748, o mesmo desenvolveu um sistema de refrigeração que  no entanto não veio a ser desenvolvido, por não William não ter conseguido aderir a ele um uso prático.
            Em 1805 Oliver Evan desenvolveu um projeto de geladeira que veio a ser utilizado posteriormente por John Gorrie que desenvolveu a primeira geladeira da história humana. Entre meio  Oliver e John tivemos a importante contribuição de Jacob Perkins em 1834, que desenvolveu o ciclo de compressão do vapor, utilizado inclusive na geladeira de John.
            Mas o primeiro refrigerador doméstico é datado de 1913, e consagrado criação de Fred W. Wolf, em Chicago, o mesmo não teve grande sucesso comercial mas serviu de inspiração para os Kelvinator de 1916 e seus sucessores que invadiram então o mercado aos poucos, e estão ate hoje em meio a nossa sociedade.
            Consagradas de grande importância as geladeiras adentraram as casas, lancherias, lanchonetes, mercados, etc., do mundo e tem um importante papel na conservação dos alimentos principalmente.

Caroline Borsoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário